- Área: 4300 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Tom Arban , Shai Gil / Insite Photography, Eduard Hueber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Museu Gardiner é uma das instituições mais importantes do mundo dedicada à arte em cerâmica e o único museu desse tipo no Canadá. Ele também é designado como um dos projetos de renascimento cultural de Toronto. A sua renovação, juntamente com o Museu Real de Ontário, do outro lado da rua, e o Conservatório Real de Música, na esquina da Bloor Street West, formarão um novo centro cultural para a cidade. A reforma está baseada na estrutura original projetada por Keith Wagland em 1984. A expansão do terceiro pavimento e a extensão do térreo original para a rua cria uma imagem mais arrojada para o Gardiner, respeitando a escala íntima pela qual o edifício original foi concebido.
O antigo exterior em granito cor-de-rosa foi substituído por calcário polido, estabelecendo o Gardiner em diálogo com as fachadas e frontões históricos dos prédios neoclássicos adjacentes de Lillian Massey e Margaret Addison, estilo Queen-Anne. A frente do museu foi completamente re-ajardinada com uma série de plataformas de terraços que trazem o Gardiner para a rua, e criam uma série de espaços convidativos ao ar livre para encontros casuais e formais.
A adição estratégica de aproximadamente 4300 m2 permite que o museu receba exposições internacionais de obras contemporâneas e exiba a coleção permanente em expansão. A reutilização adaptativa da garagem subterrânea, escavada a um metro, cria o espaço necessário para acomodar estúdios educacionais e espaços curatoriais para apoiar os programas populares e atividades de pesquisa do Gardiner. O desenho também aumenta muito o potencial de geração de receita do museu, com uma nova loja voltada para o Queen’s Park, espaço para eventos e um restaurante gerenciado por Jamie Kennedy.
A planta existente foi completamente reconfigurada para definir um percurso pelas galerias que se desdobra em ordem crescente, do térreo ao novo terceiro pavimento. Janelas e terraços estão posicionados para oferecer aos visitantes vistas anteriormente inimagináveis do Queen’s Park, da Universidade de Toronto e do skyline do centro da cidade.